Hoje, dia 01 de junho, é comemorado o dia da imprensa

 Hoje, dia 01 de junho, é comemorado o dia da imprensa

Data homenageia esse serviço de extrema importância para a sociedade se manter informada. Mas você sabe a origem da data?

O principal meio de informação das pessoas, são os veículos de imprensa. Rádio, Tv, Internet, Jornais, todos formam essa categoria que há muitos anos faz parte do cotidiano das pessoas mundo afora.

Mas você sabe quando e por que o dia da imprensa passou a ser comemorado no dia 01 de junho? Não! O BWNews conta para você:

Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado em 10 de setembro, data da circulação do primeiro exemplar do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, periódico oficial da Corte, em 1808.

No entanto, três meses antes do primeiro exemplar do informativo carioca, começava a circular de forma clandestina, o jornal Correio Braziliense, fundando por Hipólito José da Costa, no dia 01 de junho de 1808.

Morando em Londres, mas preocupado com a forma segundo ele “corrupta” com que Portugal administrava o Brasil, Hipólito criou o jornal mensal como meio de expressão de pensamento e divulgação dos principais acontecimentos que ocorriam no Brasil e na Europa.

Durante sua existência, o mensário teve 175 edições, agrupadas em 29 volumes. Circulava clandestinamente no Brasil e em Portugal devido a Censura Régia (Comissão destinada a fiscalizar para que nada que se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes circulassem nos dois países).

O Correio Braziliense foi também o primeiro veículo de impressa a defender abertamente o fim da escravidão, propondo a implantação de máquinas modernas e a substituição gradual do braço escravo.

Sendo assim, e entre muitas outras coisas, por toda a importância histórica do Correio Braziliense para o avanço da imprensa no país, em 1999 o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei Lei N.º 9.831, de 13 de setembro de 1999, que mudou oficialmente a data para comemoração do dia Imprensa, passando a partir de então, para 01 de Junho.

Parabéns à todos que fazem parte desse universo de informação e conhecimento.

Fontes de pesquisa: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-imprensa/

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/memoria/o-legado-do-correio-braziliense/

Jeferson Almeida

Notícias Relacionadas