CONHEÇA O CLUBHOUSE, O MAIS NOVO APLICATIVO SOCIAL QUE JÁ É SENSAÇÃO NO MUNDO

 CONHEÇA O CLUBHOUSE, O MAIS NOVO APLICATIVO SOCIAL QUE JÁ É SENSAÇÃO NO MUNDO

(Foto Reprodução: NurPhoto/Getty Images

Nada de textos, fotos ou vídeos. A Clubhouse, nova rede social que promete se tornar febre, permite apenas conversas por voz. Por enquanto, o acesso à plataforma é restrito e só consegue entrar quem recebe um convite.

O aplicativo, que está disponível apenas para iPhone (iOS), ganhou popularidade na última semana após a participação de alguns famosos, como o empresário Elon Musk e o diretor de televisão brasileiro Boninho. Além disso, um dos motivos para o sucesso é o fato de que é preciso convite para entrar no Clubhouse, o que torna o serviço mais exclusivo.

Bora entender o que é e como conseguir o “convite”?

CLUBEHOUSE O QUE É?

O Clubhouse é uma rede social baseada apenas em conversas por voz. Ou seja, o app não oferece recursos para mensagens de texto ou compartilhamento de imagens. O serviço foi lançado em abril 2020 e, em maio, já tinha cerca de 1.500 usuários e estava valendo cerca de US$ 100 milhões, de acordo com a CNBC. No final do ano, em dezembro, o app somava cerca de 600 mil usuários.

COMO CONSEGUIR O ACESSO, OU, CONVITE?

Para conseguir acesso, é necessário ser convidado por alguém já cadastrado no aplicativo. Cada usuário tem direito a dois convites. Quem é convidado recebe um link enviado por mensagem de texto no celular.

Além disso, a rede está disponível apenas para iPhone (iOS) e iPad (iPadOS). Por enquanto, não há versões para Android ou web, o que aumenta a sensação de exclusividade. De acordo com a empresa, eles estão trabalhando para disponibilizar o aplicativo para todos em breve.

Outra possibilidade é baixar o app e criar uma conta no Clubhouse para entrar em uma espécie de lista de espera. Então, é só aguardar que algum amigo que já esteja no aplicativo aprove a sua entrada. Dessa forma, ele não gasta os convites e você ainda vai conseguir acessar a rede social.

Segundo os criadores da rede social, a meta é criar uma comunidade engajada e concluir o estágio beta do aplicativo ainda em 2021 para que possam eventualmente “abrir o Clubhouse para o mundo inteiro”.

Famoso jeitinho brasileiro

Como tudo no Brasil se dá um jeito, e se você é daqueles ansiosos e não se importar de gastar, já é possível achar convites por até R$ 279,00 com vendedores do Mercado Livre.

COMO FUNCIONA O APLICATIVO?

O Clubhouse oferece diversas salas de áudio temáticas e o usuário pode entrar naquelas com as quais mais se identifica. É possível encontrar chats sobre tecnologia, entretenimento, política, esportes e diversos outros assuntos.

Quem entra em uma sala entra como ouvinte. Se quiser falar, basta levantar a mão para que os moderadores deem a autorização, assim como no Zoom. Também é possível criar a própria sala para conversar com amigos e pessoas de várias partes do mundo.

Uma característica interessante é que o aplicativo não possui registros ou formas de armazenar as conversas. Ou seja, você só vai saber da discussão enquanto estiver ativo no Clubhouse. Essa particularidade gerou questionamentos sobre as políticas de uso do aplicativo, uma vez que usuários podem praticar discursos de ódio ou preconceitos aproveitando que as gravações não ficarão guardadas. Por outro lado, o app divulgou uma série de boas práticas que devem ser seguidas na plataforma e se comprometeu a banir quem infringir as regras.

SUCESSO ENTRE AS CELEBRIDADES

Esse app ganhou popularidade na última semana após a participação de alguns famosos, como como Oprah Winfrey, Drake e até mesmo Elon Musk. Nesse contexto, a presença do CEO da Tesla também acabou reforçando o uso do aplicativo como um local para promover relações profissionaisdiscussões de tópicos tecnológicos e empresariais com a possibilidade de entrar em contato diretamente com figuras relevantes do meio.

Além deles, outros famosos, como o ator Ashton Kutcher também marcaram presença na rede social. Aqui no Brasil, o interesse aumentou depois que Boninho, diretor Big Brother Brasil, entrou no Clubhouse para interagir com fãs do programa.

E aí ? Ansiosos meros mortais para mais essa rede social que está dando o que falar?

Vem muita novidade digital e interativa em breve e nós estamos de olho.

Fonte:
TecMundo
CNN Brasil

Notícias Relacionadas